“Mudanças do tempo” no Espaço Cultural Vértice

Exposição em São Paulo

Exposição de Arte: “Mudanças do tempo

Pinturas abstratas de acidentes ambientais são o ponto de partida de uma fascinante viagem.
Nesta seleção de obras de arte de Quim Alcantara, fatos como o terremoto do Haiti e as enchentes do verão brasileiro estão contrapostas com a própria natureza em seu estado mais puro e intocado.

No desenvolvimento do corpo de trabalho, a questão ambiental passou a fazer parte da própria produção das obras: os chassis são de madeira certificada, os materiais utilizados são a base d’água, sem produtos tóxicos e parte dos tecidos são provenientes de aparas industriais.

De um lado, os desastres ambientais servem de apoio para pensarmos sobre o que nossas ações ao longo do tempo estão causando ao planeta hoje. Há ainda o objetivo de eternizar momentos dolorosos que não podem ser esquecidos em manchetes de jornal simplesmente porque ninguém mais tem tempo para refletir.
Do outro lado, longe da urgência do dia a dia, onde o tempo não pode ser acelerado, diversos períodos da natureza pura são retratados como um momento único: a flor que desabrocha até perder as pétalas para o vento, a metamorfose da borboleta que levanta voo após sair do casulo. Cada obra possui seu conjunto distinto de elementos que se interligam criando uma história repleta de simbologia.

Embora levante questões sérias, a maneira como são apresentadas e as soluções estéticas bem trabalhadas resultam em uma arte leve e jovem, que mantém a atenção do público nos temas e resgata valores que se perderam ao longo do tempo na história da arte.

Sobre o artista plástico Quim Alcantara

Artista plástico e designer, Quim cresceu entre tintas e pincéis de ateliers e começou a desenvolver sua identidade artística desde cedo. Pintando sobre tecidos, telas e papéis, suas obras se alternam entre figuras e cores serenas que trazem tranquilidade e formas emaranhadas de cores impactantes que não deixam o olhar se fixar, carregadas de energia e vida. Conheça mais sobre o em .

Vértice Espaço Cultural

Vértice Espaço CulturalInaugurado em dezembro de 2010, o Vértice Espaço Cultural tem como missão promover a disseminação de cultura e conhecimento em todos os âmbitos da sociedade, através de conteúdos qualificados que incentivem o maior número de pessoas a participar de eventos e atividades, a fim de propagá-los na comunidade.

A exemplo do trabalho desenvolvido pelo Colégio Vértice, a entidade vem reforçar a tese de que cultura, trabalho e lazer podem caminhar juntos, favorecendo a transformação social e ampliando as áreas do conhecimento para todos os públicos, em diversas faixas etárias e condições sociais.

Exposição de Arte “Tempo de Mudanças” do artista plástico Quim Alcantara

Data: 02 a 30 de abril de 2012.
Horário:
Local: Vértice Espaço Cultural

Rua Vieira de Moraes, 197 | São Paulo, SP

Telefone: 11 5533-5500

Preço: Entrada gratuita

Release oficial: http://verticeespacocultural.com.br/2012/03/exposicao-de-telas-3.html

One thought on ““Mudanças do tempo” no Espaço Cultural Vértice

  1. Pingback: Exposição em São Paulo “Transformações do Tempo” de 02/4 a 30/4 · São Paulo, SP « Teatrocaetanno's Blog

Comments are closed.