Arte Brasileira – Quim Alcantara

artista plástico brasileiro contemporâneo

Artist Statement

Compartilhe!

QUIM Alcantara's Artist Statement

Statement: Quim Alcantara

As questões sociais e ambientais fazem parte do meu trabalho desde a determinação dos materiais até a temática retratada poeticamente nas obras.

Minha arte dialoga entre acidentes ambientais recentes e um futuro ideal que depende somente da ação da própria população, com foco em mudanças de comportamento da sociedade – e assim confronto a inversão de valores de hoje que superestimam as necessidades de ‘ter’, ‘ser’ e principalmente ‘parecer’.

Uso formas geométricas, fortemente influenciado pela minha formação em design (além do movimento modernista e artistas como Delaunay e Kandisnky), principalmente círculos que carregam muita energia. Usando repetições de formas, crio figuras e sistemas dinâmicos distintos para que as telas sobre desastres ambientais inquietem o espectador enquanto as que buscam recriar virtudes tragam tranquilidade.
Em ambas as situações, os movimentos criados pelas mandalas representam ciclos de vida que reencontram sentido e ordem.

Além de telas, pinto sobre tecidos coletados de aparas industriais montados em chassis de madeira certificada ou de demolição. Faço um tratamento anti-mofo e para conservar cada tecido, que depois são esticados manualmente para controlar a trama, urdume e todos os pontos de tensão da superfície.
A opção por tecidos trago de experiências anteriores com design de estampas e produtos com tecidos de decoração e moda.
Todas as tintas e materiais que uso na criação das obras de arte são a base d’água, atóxicos, de alta qualidade e preferencialmente fabricados com redução de danos ao meio-ambiente.

Compartilhe!