Sorriso Para Todos

O projeto “Sorriso Para Todos” traz 5 artistas plásticos e 22 obras de arte espalhadas em 4 capitais brasileiras.
Sorriso para Todos é uma iniciativa criada para espalhar arte e inspirar sorrisos pelas ruas da cidade. Em sua terceira edição, a proposta é disseminar o otimismo e mostrar que todo mundo tem um motivo para sorrir. Em 2017, os artistas selecionados para criar os sorrisos gigantes são Quim (Alcantara), Adriano Franchini, Érica Kaminishi, Luiz Prieto e Nário Barbosa.

O lançamento do Sorriso para Todos ocorre dia 27 de abril – um dia antes do Dia Mundial do Sorriso, 28 de Abril. O evento de lançamento acontecerá simultaneamente em 4 cidades: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, em uma ação que irá reunir pessoas, arte, música e sorrisos. Em cada cidade, um músico irá se apresentar ao vivo – todos conectados tocando juntos a música tema do Sorriso para Todos com transmissão ao vivo e pela internet.

Por do Sol na Praia - Sorriso Para Todos

Obra do Sorriso Para Todos do artista Quim na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Conheça os artistas do projeto Sorriso Para Todos

Pela primeira vez, cada artista participante criou todas as 4 obras da cidade em que exporá – com exceção de São Paulo, que tem 10 obras e 2 circuitos de artistas.
No site do projeto, você pode assistir ao vídeo com o making of de cada artista.

Quim

O processo criativo de Quim começa na escolha dos materiais, selecionando principalmente tintas com pigmentos únicos e orgânicos. Suas referências vêm da natureza, mas a grande inspiração vem das relações pessoais que, na visão do artista, devem ser transparentes e, quando misturadas, gerar novas cores.
Confira onde encontrar os sorrisos do “Circuito Quim” no Rio de Janeiro: Complexo Lagoon Gourmet (Lagoa Rodrigo de Freitas), Aeroporto Santos Dumont, Cidade das Artes (Barra da Tijuca), e Praça do Samba / Parque Madureira.

Adriano Franchini

Adriano Franchini é um pintor e desenhista que extrapola diversas plataformas e técnicas. Entre traços, pinceladas e fitas, Adriano autentifica, de forma peculiar, diversos temas com uma ampla e feliz paleta de cores.
Confira onde encontrar os sorrisos do “Circuito Adriano Franchini” em São Paulo: Metrô Sé, Metrô Trianon, Metrô Paraíso, Metrô Vila Madadela e Parque Villa Lobos.

Érica Kaminishi

Desenhos, palavras e poesias. Estes são os elementos usados por Érica Kaminishi para transformar suas emoções e memórias em diálogos com o público. Uma arte que ultrapassa os limites do papel e ganha as ruas para inspirar mais sorrisos.
Confira onde encontrar os sorrisos do “Circuito Érica Kaminishi” em Porto Alegre: Praça Encol, Parque Moinhos, Praça Redenção e Andradas.

Luiz Prieto

Pincéis, rolos e sprays são as ferramentas que Luiz Prieto utiliza para tecer novas paisagens a partir da relação entre a natureza e o meio urbano. Um trabalho de resistência capaz de enxergar nas ruínas da cidade a natureza que resiste, brotando e criando suas raízes de maneira silenciosa. Enxergar isso é uma grande inspiração para sorrir.
Confira onde encontrar os sorrisos do “Circuito Luiz Prieto” em Recife: Parque Jaqueira, Praça da Boa Viagem, Casa da Cultura e Marco Zero do Recife.

Nário Barbosa

As heranças do passado e os mais de 20 anos como fotojornalista são a base para Nário Barbosa juntar diversas técnicas e traçar uma releitura muito peculiar de imagens do cotidiano, na qual os momentos, até certo ponto melancólicos, ganham a alegria das cores.
Confira onde encontrar os sorrisos do “Circuito Nário Barbosa” em São Paulo: Metrô Santana, Parque da Juventude, Terminal Rodoviário do Tietê, Terminal Rodoviário da Barra Funda e Parque da Água Branca.

Projeto em ONGs

O Projeto Sorriso para Todos convidou diversas ONGs para participar da edição deste ano. A ideia é que as crianças atendidas por elas tenham a oportunidade de aprender a exercitar o olhar e conhecer a importância da arte em nosso dia a dia.
Conheça as ONGs participantes: Quixote, Estrela Nova, Francisca Franco, Santo Agostinho, Centro de Orientação à Família, Promove, NCCV, e Cia Ballet de Cegos (AFB).

#SorrisoParaTodos

Sorriso para Todos é um projeto do Ministério da Cultura com patrocínio da Colgate e ficará exposto até o dia 28 de maio de 2017.
Sorrir não custa nada e não cansa. Fotografe e compartilhe com #SorrisoParaTodos
Saiba mais no site Projeto Sorriso Para Todos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastrar